OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
"dos exercícios espirituais à teologia cristã"
“... para progredir na vida secular e na vida cristã façam sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm algum valor. Mas o exercício espiritual tem proveito para tudo, pois o seu resultado é a vida, tanto a presente quanto a futura”. 1 Timóteo 4:7-8. BLH acrescida.
Aqui começamos com os exercícios espirituais, ou seja, as práticas cristãs espirituais para conhecer a teologia cristã.
É um contraponto a prática comum em muitas Igrejas Cristãs em que ensina a Teologia Cristã sem a devida prática. Nota-se, neste processo, na maioria dos cristãos, uma crença bem estruturada da doutrina bíblica, mas sem o conhecimento prático dela. Cria-se crentes bem informados, muitos teóricos, muito dado a discursos doutrinários, mas com uma vida cristã infrutífera. Têm uma teologia cristã bem organizada, mais estéril, infrutífera. Sua espiritualidade se limita ao culto na Igreja, não conseguindo vivê-la no seio da família e da sociedade.
A prática das verdades cristãs leva ao conhecimento paulatino e seguro dos ensinos de Cristo Jesus, e, simultaneamente, cria uma vida cristã plena, vitoriosa, abençoada, vibrante, avivada e despertada. E isso é o que os filhos de Deus, os nascidos de novo em todo Mundo, mais almejam!
OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS são práticas espirituais cristãs ensinadas nas Escrituras Sagradas. São jejuns, períodos de consagrações especiais, oração, vencer em oração, adoração, louvor, uso da fé com foco na certeza ou no agir, confissão da Palavra de Deus, usar corretamente o dons de línguas...
Vamos analisar os exercícios espirituais conforme 1 Timóteo 4:1-7. (BLH)
“... para progredir na vida secular e na vida cristã façam sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm algum valor. Mas o exercício espiritual tem proveito para tudo, pois o seu resultado é a vida, tanto a presente quanto a futura.”
Usamos a tradução da BLH que tão acertadamente traduziu essa passagem bíblica. Contudo ousamos acrescentar o termo “na vida secular”, ao aplicamos o mesmo método de interpretação usado pela Sociedade Bíblica nesta tradução.
“... para progredir na vida secular e na vida cristã”.
A proposta deste texto é ambiciosíssima! Poderia resumir assim: Seguir plenamente a Jesus, Servir plenamente a Jesus e vencer plenamente as batalhas espirituais, ou seja, plenamente conseguir bênçãos, direções e riqueza do nosso Deus.
“... para progredir na vida secular...”.
É ser bem-sucedido em todas as áreas da vida secular, nas financias, na profissão, no lar, na sociedade, na vida particular, na sua saúde! É, principalmente liberar o potencial humano.
“... para progredir... na vida cristã”.
É ser bem-sucedido em toda as áreas da vida espiritual, na Igreja, no receber e usar os dons do Espírito Santo, na comunhão com Deus, na comunhão com os irmãos. É chegar ao auge que é a “estatura completa de Cristo, à semelhança do Filho de Deus”.
“Façam...”
Observe o verbo fazer em contraste com o crer acomodado.
“Façam sempre...”.
Fazer sempre, continuamente. Assim que terminar um exercício ou sequência de exercícios, começar outro!
“... exercícios espirituais...”.
Comparado aos exercícios físicos, exige-se repetição, continuidade, profundidade (cada vez mais pesado), disciplina, desejo ardente de continuar, de chegar a um determinado ponto.
“Pois os exercícios físicos têm algum valor”.
Aqui não está denegrindo os exercícios físicos, mas, relativamente falando, os exercícios espirituais têm muito mais valor.
“ ... Mas o exercício espiritual tem proveito para tudo...”.
Tem proveito para TUDO!!! E tudo é tudo! Tudo de bom! Ou seja, os exercícios espirituais são eficazes para Seguir, Servir e Conseguir as bênçãos de Cristo Jesus!
“ ... tanto a (vida) presente.. .”
Tanto na vida presente, na vida que vivemos na Terra com todas as suas demandas! Os exercícios espirituais são uma ferramenta eficaz, dinâmica e poderosa para lhe dar uma “vida plena, abundante” como prometeu Jesus. Eis aí o segredo para ter a vida em toda a sua plenitude!
“ ... quanto a (vida) futura.”
A vida futura é a vida eterna! Ou seja, os exercícios espirituais, além de nos dar uma vida presente plena no amplo sentido da palavra, também acaba nos envolvendo com Deus de tal forma que acabamos nos rendendo a Ele e consequentemente tomando posse da vida eterna! E isso está totalmente de acordo com Romanos 8:32 que diz: “Aquele que nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, não nos dará COM Ele a vida eterna? Observe o termo “com” que sintetiza tudo que foi dito acima e desvenda o propósito de Deus atrás dos exercícios espirituais.
“ ..., pois o seu resultado é a vida...”. Eis aí o resultado!
Portanto,
“... para progredir na vida secular e na vida cristã façam sempre exercícios espirituais... Porque o seu resultado é a vida, tanto a presente quanto a futura!
OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS CRISTÃOS
PARA UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA